Blog

Blog

Bem-Estar Gastronomia 26/03/2018

Dia do Cacau: conheça os tipos de chocolate e escolha o seu preferido

Você sabia que 26 de março comemora-se o Dia do Cacau no Brasil? Então, para celebrar essa data e aproveitar a chegada da Páscoa, separamos alguns tipos de chocolate e como eles são feitos. Hummm, confira!

Cocoa beans and chocolate on wooden background

 

Ao Leite

É composto por massa e manteiga de cacau, leite, leite em pó ou leite condensado e açúcar. Possui menos teor de cacau e maior valor calórico do que o chocolate amargo.

Amargo

É feito com um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e sem leite. Seu sabor amargo se deve à maior quantidade de massa de cacau, que compõe, no mínimo, 70% do produto.

 

Branco

Não leva massa de cacau. É composto por grande quantidade de manteiga de cacau, além de açúcar e leite. É o mais calórico dos chocolates.

Orgânico

O cacau utilizado nesse tipo de chocolate é orgânico, ou seja, é produzido sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, trazendo mais benefícios à saúde e ao meio ambiente.

 

Diet

É feito de massa e manteiga de cacau, leite em pó e soro do leite. Não contém açúcar, sendo indicado para diabéticos. Porém, para compensar, possui maior quantidade de gordura, sendo até mais calórico que o chocolate ao leite tradicional.

À Base de Soja

É 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten, indicado para pessoas com intolerância à lactose e celíacos. A versão sem açúcar pode ser consumida por diabéticos.

 

Alfarroba

A alfarroba é um fruto do Mediterrâneo, que vem sendo utilizado pela indústria para substituir o cacau na produção de chocolate. Tem apenas 0,7% de gordura e aproximadamente 40% de açúcares naturais, sendo mais doce que o cacau, porém com menor valor calórico.

Agora que você já sabe os tipos de chocolate e os respectivos ingredientes, escolha o seu preferido e tenha uma ótima Páscoa.

Compartilhe